quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mysen, 27 Fevereiro 2008

.

O dia de hoje teve os seus altos e baixos…

.

Ou melhor… Creio ser mais correcto dizer que teve os seus momentos “normais”, e os mais baixos. Acordei bem, e às 8h estava na reunião matinal, com todos os residentes. Saído desta, como de costume, fui para a reunião de equipa, Às 8h30. Demorou cerca de uma hora, e no final, com um intervalo de cerca de meia hora, tive a reunião com a equipa do Tr, responsável pelas admissões, que durou até à hora do almoço. Como hoje Tk se despedia deste trabalho, o almoço fora antecipado para as 11h, para que assim nos reuníssemos às 12h para prestar uma homenagem a Tk, que aqui trabalhou 5 anos, e para lhe oferecerem umas prendas e palavras de afecto.

.

Quando estava na reunião com a “Intakk Team”, ia-me sentindo cada vez mais cansado. Não aquele cansaço que se sente quando doente, mas um cansaço que se acumula lentamente, fruto de estar horas a fio, na terceira reunião seguida, e sempre, sempre a ouvir uma língua que não compreendemos… é dum desgaste incrível. Antes que esbocem algum pensamento em relação às pessoas com quem estou a trabalhar aqui, quero que saibam, como já disse mais que uma vez, que a última coisa que eu queria era que mudassem os seus hábitos, a sua espontaneidade, e falassem em Inglês, só para que o Português, que veio de livre vontade, possa perceber. E desde o primeiro momento que isto expliquei aos meus colegas. Na reunião com a “Intakk Team”, Tr ia-me explicando, de vez em quando, o que estava a ser discutido, mas ainda assim…

.

A dada altura diz que eu era forte (tough). E esse pensamento ficou a ser cozinhado dentro de mim, para lhe voltar a pegar mais tarde…

.

Depois do breve almoço, reunimo-nos na sala de estar por mais cerca de uma hora. Já estava como estava, e mais 60 minutos, que por vezes pareciam 120, sentado na minha cadeira, a ouvir palavras que, caso percebesse, até poderiam entrar por um ouvido e sair por outro, mas que, neste caso, nem entravam… Acho que talvez seja obrigatório, ou, vá lá, saudável, estes pensamentos e sentimentos, que por vezes nos fazem sentir menos bem, nos fazem pensar “mas que c*%4”ho é que estou aqui a fazer???”; que nos faziam sentir que John Donne estava errado, pois por vezes, realmente, sentimo-nos uma ilha… Talvez sejam esses pensamentos e sentimentos que nos fazem conhecermo-nos um pouco melhor, pois se tudo está bem, e sempre bem, como saberemos como somos quando não nos sentimos tão bem. Agora que escrevo isto, recordo-me da máxima do Fight Club…

.

Quando a reunião acabou, estava a pensar sobre esse ser forte que Tr disse. Sinceramente, considero-me, efectivamente, uma pessoa forte. Mas ser forte não é ser infalível. Acho que ser forte está relacionado com, porventura, sofrer, mas não desistir, desde que por determinação e porque é “o que está bem”, e não por mero orgulho. Não está relacionado com não sofrer, ou passar maus bocados, mas talvez mais com a maneira como lidamos com essas experiências…

~

Finalmente lavei a minha roupa! Andava a lavar cuecas e boxers à mão todos os dias porque não tinha arranjado um espacinho para o fazer na máquina. A minha hora é ao Domingo, mas numas vezes esqueço-me, e na última alguém se terá enganado e usou a minha hora.

~

Além disto, continuei a estudar o meu norueguês, e comecei um curso novo que requisitei na biblioteca há uns quinze dias. Contudo, preciso dum rádio que leia cassetes. Não há problema, simplesmente significa que não posso estudar no meu escritório. Hoje pedi a Tr para voltar a ligar para a escola de NR. Disseram que me enviam os papéis amanhã, e que o curso foi adiado uma semana. Pois isto é bom, já que na próxima Segunda não poderia ir, sendo que vou com a CT aos Jogos Olímpicos de Inverno.

~

Acho que, além de todos os projectos que tenho visto, e que têm suscitado a minha curiosidade, me interessaria tirar um doutoramento ou uma pós-graduação em dependências. Vou começar a pesquisar.

~

Bem, por hoje vos deixo, abraço.

2 comentários:

Sei que existes disse...

Espero que encontres o que procuras.
Beijo grande

Ana disse...

Se um dia decidires vir ate aqui estudar ou quem sabe trabalhar isto pode ser de alguma utilidade.
www.welcomecentre.ca