segunda-feira, 24 de março de 2008

Mysen, 24 Março 2008

.

De volta! Incrível… parece que foi há cerca de minuto e meio que estava aqui sentado, na mesma cadeira a pensar: “Bem, amanhã é Segunda… Quinta vou para casa do Th e Sábado apanho o avião para Portugal…” – e agora já estou aqui outra vez… Ah, as duas ou três pessoas que devem ler o blog já devem saber que fui a Portugal uma semana. Porém, caso ande para aí uma outra alma que se atreva a ler-me, já fica a saber…

.

Fiz por não dizer a ninguém pois gosto de surpresas. Nem sei se gosto mais que me façam, ou de as fazer… Pois certo dia, estou eu aqui no meu escritório, e aparece Tr, perguntando se eu não queria ir a Portugal passar as férias que… pagavam! A minha primeira resposta foi dizer que não sabia se me sentiria muito bem com isso, e logo de seguida até pensei se estaria a ser ingrato. Desculpei-me, e ele disse que percebia, mas que não havia problema, e que eram eles que estavam a oferecer. Assim, lá disse que sim, e quando dei por ela, faltava um dia para vir. Alguém tinha saber, e disse então aos meus tios de São João da Madeira, para quem fica um agradecimento por me terem ido buscar e levar ao aeroporto. Mas já passou tudo, como sempre acontece. Foi uma semana porreira, mas curta, como todas as semanas de férias são. Antes de vir pensei que, por melhor que isto esteja a correr, não estava cheio de vontade de voltar, sendo que ainda tinha 4 meses pela frente… Engraçado este pensamento.

.

Bem. Hoje não me sinto muito bem. Trabalhar (e no meu caso, viver) numa CT é, geralmente, muito bom. Mas nem sempre. Eu, como sempre, envolvo-me nas coisas, faço-o com a maior parte das coisas com que tenho contacto. E quando há algo que não corre bem, e nestes ambientes não é algo que seja assim tão difícil assim, isso faz-nos sentir mal… o ambiente toca-se, e toca-nos. É espectacular ver alguém melhorar, e faz-nos sentir bem. Mas quando o contrário acontece. Bem, não mais revelarei.

.

Pois cheguei ontem, e foi bom ver o pessoal dizer que tinham saudades minhas, perguntando como tinha corrido. Vi apenas alguns, sendo que estava cansado e queria dormir. Assim, quando hoje apareci na sala de jantar para o pequeno-almoço, o pessoal desatou aos gritos e a bater palmas. Escusado será dizer que não sabia onde me meter…

.

Bem, vamos ver se vou por partes… Deixei Mysen numa Quinta de noite. Fiquei em casa de Th, onde, mais uma vez, passamos umas largas horas apenas a conversar. Tudo porreiro. No dia seguinte acordei e passado uma hora estava em Oslo, a apanhar o autocarro para Estocolmo. Tive de ir de autocarro pois quando, no dia seguinte, ia comprar o bilhete de comboio, não havia mais. E como me tinham dito que precisava de dois dias de antecedência para comprar o bilhete de autocarro, por uns momentos cheguei a pensar que não ia para lado nenhum… Enfim, lá me safei, e às 22h estava na capital da Suécia, onde fui sair. Beber cerveja a mil paus nem sempre é bom, mas paciência, uma vez não são vezes. De facto, ao trocar de bar estava a estranhar o facto de ainda não ter conhecido ninguém, algo que não acontece com frequência… Claro que, no bar seguinte, lá conheci, nem sei como um americano e o seu grupo, com quem fiquei a falar de música umas horas. Quando era hora, apanhei o autocarro que numa hora de deixou no aeroporto. Lá, esperei mais uma hora e tal até que, estava eu a adormecer, e o avião a levantar. Não se alarmem, eu ia dentro dele…

.

Quando chego a Portugal, um bocado para o roto, tenho o meu padrinho e o meu primo à minha espera no aeroporto do Porto, algo que não acontecia fazia uns tempos… ter alguém à minha espera no aeroporto. É assim, caros amigos, da primeira vez, vem tudo, depois vem quem pode… Em casa deles tomei banho, e por volta das onze e tal, metemo-nos a caminho de Vale de Cambra.

.

Reacções: A minha avó materna disse que devia ter poderes, pois tinha pensado em mim toda a noite, e eu tinha aparecido; a minha mãe ficou um bocado contente e até ficou meio mal disposta; o meu pai sorrio e perguntou claro, o que eu estava ali a fazer; a Graciete, claro, chorou… ou lacrimejou. O meu irmão tece uma reacção semelhante à do meu pai.

.

Foi bom, mas se pensarmos bem, só estive fora 2 meses! Calma! Em Julho vai ser pior… J A semana passou-se… Este blog tem como objectivo relatar as minhas experiências na Noruega, não em Portugal, por isso não encontro grande sentido em estar a explicar o que fiz por terras lusas…

.

Voltei para Estocolmo no Sábado, onde andei durante este dia. Quase que já me tinha esquecido… À medida em que andava pelas ruas ia pensando que, efectivamente a cidade é, como me lembrava, bonita, mas que faltava qualquer coisa… Isto, claro, até eu ir à Parte Velha… Que demais! Tenho de ir com urgência a Praga para me decidir acerca da minha cidade preferida. É que estas duas digladiam-se pelo primeiro lugar, e não me recordo com muita precisão da capital checa, pelo que não sei que decidir… posso sempre optar por manter as duas… J

.

Não tinha conseguido encontrar sofá para Estocolmo, mas ia haver um encontro de pessoal num bar, o Big Ben, sem grande propósito a não ser a diversão. Foi muito porreiro, éramos umas 18 pessoas de todo o mundo, e de seguida fomos ao Patrícia, um bar num barco, muito fixe. Assim se passou a noite, e às 7h40 estava a apanhar um autocarro para Oslo. Dormi a viagem toda, cheguei, apanhei um comboio, e estava em Mysen por volta das 6 da tarde…

.

Se me tiver esquecido de alguma coisa que valha a pena ainda referir, di-lo-ei em outros posts. Bem hajam.

1 comentário:

Anónimo disse...

A partir de Outubro terás estadia garantida em Praga. Serás bem-vindo a re-conhecer e a dar a conhecer a cidade! :) A ver se alguma das cidades merece destaque ou se ambas merecem o pódio.

*