segunda-feira, 10 de março de 2008

Mysen, 10 Março 2008

.

Hoje tive a minha primeira aula de Norueguês! Uau! Deixei a CT com Tr, e fomos em direcção a Askim, cada um no seu carro. Como ele vivia perto da escola, passamos em sua casa, onde bebemos um café e conversamos um bocado. Isto até ele ter de ir para a competição de Karting, e eu me pôr a caminho. Quando cheguei, como ainda era cedo, pus-me a explorar, e fui dar, dentro da escola, a um pavilhão onde jogava à bola, sozinho, um miúdo. Sem trocarmos uma única palavra, ficamos a jogar uns 10 minutos, até que se aproximavam as 18h.

.

Quando entro, constato ser o primeiro. A minha professora é russa, pelo que fico a pensar que serei um português a falar norueguês com sotaque russo. Brincadeira. Mas é uma possibilidade. Eis que o pessoal começa a chegar! “Ok, vamos ver aí a multi-nacionalidade surgir!” – passa pela minha cabeça. Hum… “Estranho, tenho três pessoas da Estónia de cada lado!” – penso pouco depois, ao perceber que a multi-nacionalidade não abunadava naquela sala de aula. Do lado esquerdo, dois rapazes e duas raparias, simpáticos; do lado direito, a distribuição a nível de género era a mesma, mas a faixa etária era maior. De início tinha do lado direito a rapariga/mulher, mas, não sei porquê… ou melhor, até sei… Um deles, o J. pergunta-me, em espanhol, se eu falo essa língua. Quando digo que sim, a professora diz para trocarmos de lugar! Já me aconteceu N vezes… As pessoas perguntam-me se falo uma língua, utilizando essa mesma língua… digo que sim, e a conversa fica por aí. Isto porque este senhor não falava espanhol. E que me interessa? Nada. E que é este senhor?... Sem um dente da frente, a sua figura estica-se por quase um metro e noventa, e sinto chegar ao meu nariz um aroma que sugere uma mistura de tabaco e vinho. Ok, não há crise. E não havia mesmo, até que percebo o tipo… Não sei se estão a ver o tipo… Daqueles que está sempre a virar-se para nós a explicar o que a professora diz, como se fôssemos burros e não percebêssemos, que interrompe a professora dizendo coisas óbvias como “Ya… is Yes” e que, quando falamos em conjunto faz a sua voz de sobrepor às dos demais. Enfim. Contudo, não acho que faça isso numa de “se armar”, mas por… sei lá, é meio simples.

.

A aula não correu mal, mas já não estava habituado a estar numa aula de 3h, ainda que com 2 intervalos… O pior, que no fundo até é o melhor, é que pouco aprendi, pois já sabia quase tudo o que foi ensinado. No problem. À partida a faculdade paga o curso até 40 e poucos contos. Este vai ficar em 40 e poucos, e só tenho de pagar os livros. Nem sei por que não deixei aspas no só… é que 2 livros são 80 euros!

.

Tenho algumas fotos para publicar, mas ainda não tive paciência. É que cada uma demora algum tempo a carregar. Prometo f… não, não prometo nada. Ou melhor… prometo que vou ver se o faço. Pois, é o mesmo que nada…

.

Hoje de manha fui com Tr ao aeroporto buscar um novo residente. E agora há pouco apareceu aqui no meu escritório Vasco, a perguntar se amanhã podíamos “conversar”, e contou-me o que se vai passando consigo, e inclusive algo que se passou aqui que vocês iam adorar saber mas por cá vai ficar…

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já tinha saudades de te ler. :)

*