sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mysen, 9 Maio 2008

.

Tenho estado ausente, eu sei. Na verdade, tenho estado, não só ausente dos posts, como também da Comunidade. Não, não estou a faltar, não se preocupem. Simplesmente este será, em princípio, o primeiro fim-de-semana que aqui vou passar desde há uns tempos.

.

No feriado do dia do trabalhador, bem como no fim-de-semana passado fui, novamente, pescar. Desta vez não pesquei tantos, mas foi porreiro. Ainda que com… ia escrever stress, mas não posso dizer que me tenha sentido stressado. Na Sexta sim, senti algum stress, mas depois tudo voltou ao normal. Passo a explicar… Andava à espera dum e-mail da CT em Birmingham. No feriado estava um pouco às voltas, na cabana do Tarje, sem acesso à internet, e sem saber se tinha sido chamado ou não. O único problema era que estávamos a pensar ficar lá na Quinta e vir para a CT na Sexta de manhã, e caso me chamassem, convinha comprar as viagens o mais cedo possível. Pois entrei em contacto com o meu irmão, este disse-me que não tinha nada, e por lá fiquei. Mas eis que, Sexta de manhã, ao chegar à CT, tomar banho, e me sentar frente ao pc, um dos primeiros mails que recebo do dia é a confirmação que tinha sido “shorlisted”, e que a entrevista seria na Terça-Feira seguinte, às duas da tarde. “Podiam-me ter avisado mais cedo…” – pensei. Desatei a procurar voos, mas com o constante pensamento de que não poderia preencher a vaga imediatamente, e que não me tinham respondido à questão sobre este assunto. Decido ligar, e quando digo que não poderia começar a trabalhar “o mais cedo possível” como tinham dito, dizem que têm um membro que irá sair (em princípio) em Julho, e que calhava bem… então pergunto se deveria ir nessa Terça, ou mais tarde, e dizem-me para ir na mesma na data pré-estabelecida.

.

Sentia-me um pouco a mil, sem saber bem o que fazer, que datas escolher… Sentei-me no pc, e pensava nos dias que escolheria. Consciente de que não seria um problema ausentar-me da CT por um ou dois dias, não cedi à tentação de fazer destes “um ou dois dias”, “dois ou três”, ou mesmo “três ou quatro”. Enquanto procurava voos vi, literalmente, os preços subirem dum minuto para o outro. Regra de ouro para quem quer viajar com low-costs: o truque não está em comprar com 10 anos de antecedência, simplesmente não comprar a 3 dias da viagem…

.

Assim, reservei a minha viagem de ida para Segunda-Feira às 14h, e a de volta para Quarta às 6h25, pagando um total de 140 euros, se não me engano. Escolher estas datas tomou o seu tempo, e como depois da reunião da casa iria com Tarje pescar, sentia algum nervosismo. Porém, houve algo curioso… Apesar deste nervosismo que refiro não se ter feito nunca sentir de uma forma muito incómoda, estava eu na reunião da casa, e digo a este meu colega: “Estou preocupado…” – ele olha para mim, e pergunta, naturalmente, o porquê. Mas quando lhe digo esse porquê, ouvir-me a dizê-lo fez-me rematar imediatamente de seguida: “Mas preocupado para quê, a VIDA é fácil” – e é. Ou melhor, na maior parte dos casos, na maior parte das vezes em que nos podemos sentir a nadar em stress, preocupados… a solução é simples. Que é que eu podia fazer? Escolher uma data, e marcar. Feito. Bem, que não se pense que estava a desesperar, porque não estava. Simplesmente, em tanta vez não há porque deixar de… curtir.

.

Marquei a viajem, pesquisei no site deles, e imprimi a maior parte do conteúdo do mesmo, bem como um estudo que me enviaram acerca da CT-alvo, e de todos os e-mails que me enviaram. Estava assim preparado para me preparar.

~

"Connect provides a specialist service of high quality psychotherapy which supports clients to develop the emotional, psychological and practical resources to live independently of mental health services. What skills and qualities would you bring to your work as a staff member here to help achieve this? Please illustrate your presentation with examples of how you have developed and demonstrated these skills and qualities."

~

Nesse mesmo dia, Sexta, ainda fomos pescar. Imaginem-me com uma cana de pesca na mão, estendido no barco, e um bloco de folhas na outra, a ler e a tirar apontamentos… interessante. Passamos o resto do dia muito bem. As filhas de Tarje, o marido de uma, e três netos, vieram passar fim-de-semana à cabana, e eram, tal como o progenitor do par de norueguesas, malta porreira. Eram dez da noite e estava, com Tarje e suas filhas, na parte de fora da casa, no Jacuzzi, com o sol a despedir-se no horizonte, o lago como companhia e a natureza como anfitriã.

~

Após tomarmos banho, passamos o serão todos juntos na sala. Eu e Tarje bebemos uma garrafa de Aquavit, uma bebida norueguesa. Não foi fácil, mas foi uma noite divertida, deixem-me dizer… Pena que, como sempre, após um certo tipo de noites divertidas, ao acordar temos de perceber em que planeta estamos! Assim, basicamente o acordar foi sair da cama, deitar-me no sofá, e por ali ficamos mais duas horas, entre copos de coca-cola, filmes, e sonecas. Litro e meio de coca-cola depois senti-me subitamente bastante melhor, bem como o meu anfitrião, que assim se devia sentir há já algum tempo. Fomos pescar, não pesquei nada. Quando voltamos trabalhamos um bom bocado, e o serão de Sábado foi passado com a bela arte de nada fazer. Ver televisão, petiscar, relaxar.

.

No Domingo, da mesma forma, pescamos e trabalhamos. Eu ia lendo o que tinha de ler, e alinhavei alguns tópicos que poderia desenvolver, mais tarde, na apresentação. Assim, nesse mesmo dia, tendo chegado à CT e tomado banho, o fim. Posso partilhar. Não os vou desenvolver, mas podem ficar com uma ideia do que tinha planeado falar.

~

I. Dynamic Psychology

Studies: Masters Degree in Dynamic Psychology

a) Dealing with Borderline Personality Disorder

Focus on the past

Drug users and BPD – Drug as a symptom

b) Research concerning hallucinations

Quantitative vs. Qualitative view

Spectrum of pathology

c) View on different areas in Psychology

Person vs. Theoretical background

d) Research

Good teacher who taught me that details matter

Investigation in Phoenix Haga

.

II. Me

a) Why Therapeutic Communities?

b) Why I want to work in a TC

Every moment with a therapeutic potential

People with a problem / People as a problem

Same level as the residents

Help; Self-help; Mutual Self-help

c) Qualities Needed to be a Good Member of a TC

Human

Caring

Committed

Attentive

Seeing beyond what is being said

Not to ask for, or expect perfection

Feelings

.

Segunda-Feira acordei mais cedo que o costume. E a saga de Birmingham, continuá-la-ei noutro post, para não saturar os meus caros amigos…

1 comentário:

Hands of Time disse...

Pescar?? só agora vi lololol realmente tem tudo haver contigo lol pescar...