quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mysen, 14 Maio 2008

.

Hi Pedro

.

It was good to meet you last Tuesday, Andy, David and I have been talking about your application and would like to invite you for a second interview and to do three trial shifts. We would, because you are so far away do all of these at the same time. So, what I need to know from you, is, are you still interested? And when could you come?

.

I know you are committed to Norway until July, is it the 25th? so if you could come before then that would be good, and we can see how it goes.

.

The weather here how been absolutely glorious, very warm and very sunny, but not good for running in!

~

Pois é… recebi este e-mail na Segunda-Feira. Estava à espera de algum contacto, para dizer fosse o que fosse, e enviei um e-mail a pedir algum feedback, tendo obtido como resposta estas linhas. Confesso que aquilo que já senti relacionado com isso é tudo menos constante. Primeiro, claro, senti-me entusiasmado. Apesar de tentar manter os pés no chão, é difícil não fazer planos, e quando dei por ela estava a ver que cursos ou pós-graduações podia fazer na Universidade de Birmingham… Depois, noutras alturas, dependendo de quem falo, de quem me dá outro ponto de vista, desço a um nível mais terrestre, imaginando que também terão chamado os outros candidatos. Aqui na Phoenix dizem que não o costumam fazer. Após a entrevista decidem experimentar um. Outras pessoas dizem que acham que mais gente terá sido chamada, e outras tantas acham o contrário. Claro que deveria ser a minha opinião a mais importante no comando da minha expectativa, mas reduzo-me à minha ignorância e inexperiência no campo, portanto é-me difícil saber o que esperar. Porém, tinha em minha posse algo que me permitiria ter mais alguma informação, que era o número de J., outro candidato, que mo deu dizendo para eu lhe dar notícias, quando soubesse mais alguma coisa. Assim, liguei-lhe hoje, e fiquei na mesma. Fiquei na mesma porque por um lado, foi chamado uma segunda vez, mas por outro lado, não vai fazer os três turnos. Disse-me que não estava interessado num trabalho a tempo inteiro. Agora que penso nisso, daí não ter sido chamado para os três turnos, pois mesmo que contratado, não vai fazer, por exemplo, tardes, ou dormidas…

.

Isto porque, na sequência daquele e-mail, pedi mais alguma informação…

.

Hi C.!

.

Well.... to be honest, Phoenix sent me there as a spy, I was never interested in the job...

.

Ok, just kidding. I was happy when reading your e-mail, and of course I'm still interested. Could you please provide me with some more details regarding the shifts? I can go before July the 25th, even some considerable time before, but if you tell me more or less how it goes, I can study the dates in order to be away the less time possible.

.

Here the sun is kissing us everyday as well! Let's face it, nordic countries can be terrible in the winter time, but seeing a blue sky at 11pm is something that I wouldn't mind seeing in Portugal from time to time :) I guess over there the days are pretty big as well at this time of the year.

.

Ao que recebi como resposta:

.

Hi Pedro,

.

Glad you're still interested. C. is away for the rest of the week so I'm afraid you're stuck with me!

.

The three shifts would be three successive shifts worked over two days. We work two types of shift - day shifts which are 8am to 4pm, and evening/night shifts which are 3pm to 11pm, followed by sleeping in and doing the handover the next day, which is 8am to 9am.

.

So, for example, for your three shifts, you could work from 3pm on the first day, sleep in overnight, work the whole of the next day - 8am to 11pm, sleep in overnight again, and finish with the 8am to 9am handover the next day.

.

Or you could work 8am to 11pm the first day, sleep in overnight, then work 8am to 4pm the second day, and finish at 4pm. It doesn't really matter from our point of view when you do it as you will be an extra person on the rota, but it ought to be on weekdays so that you get the chance to be in at least one of our weekday therapy groups. So get in touch with some dates you can do and I'll check that they will work.

.

In practice we usually get people working at a pattern of 3pm-11pm followed by 8am-4pm the next day.

~

Pensei na melhor opção, que fizesse com que faltasse menos tempo ao trabalho aqui, e em princípio estou em Birmingham Sábado, 21 de Junho, trabalho das 8 da manhã de Segunda às 4 da tarde de Terça e volto no mesmo dia. Vai ser puxado, mas tudo bem. Para ser sincero, estou a sentir-me meio estranho. Já pensei se terá que ver com o telefonema, que me deixou, quem sabe, mais perto da realidade, mas sinto-me meio irritadiço, cansado, e… não é triste. Triste é uma palavra que usamos com muita frequência para descrever sentimentos “abaixo do normal”, assim como “estar em baixo”… Porém, como estou? Sinto-me de novo na corrida. Isto é, desde Segunda, que foi apenas há dois dias, encontrei-me menos preocupado em procurar empregos e bolsas. Fi-lo na mesma, mas apenas as que “tinha de fazer” – não aparecendo novidades em Portugal, não andei a saltitar de site em site a procurar oportunidades no estrangeiro. E assim, vou-me reunir um dia destes com uma senhora na Universidade de Oslo, para falarmos sobre estágios no estrangeiro. Uma parte mais audaciosa de mim pensou se esse “estrangeiro” podia ser Portugal! Quase de certeza que não. Ainda assim, sei, por exemplo, duma Comunidade Terapêutica de qualidade na Galiza. Se por algum acaso conseguisse aí um estágio podia vir a casa todas as semanas.

~

Estar fora do país, longe de tudo e de todos que guardamos vai seguindo por etapas. São mais ou menos sempre as mesmas, alternando entre si, com a diferença de serem mais intensas. Noutro dia dei por mim a começar a sentir saudade. Alerta! – estou aqui só há três meio! Mas que posso fazer? Não dói, mas lembra…

.

Por melhor que esteja aqui, sou apenas humano, e a solidão faz-se sentir por vezes. É cansativo não querer dar-me ao luxo de parar. Assim, tendo tido este contacto telefónico, que nem foi assim tão esclarecedor, de repente voltei a ver-me na Ásia daqui a meio ano, e não na Inglaterra… curioso é que, pensei, caso fosse para a Inglaterra, seria interessante a minha rota. Vivi um ano na Finlândia, depois mais perto, meio ano na Noruega, agora seria mais perto, X tempo na Inglaterra… e depois, Espanha?

.

Ah! Vale a pena referir que agora a Ryanair voa directamente de Oslo para Birmingham, o que é óptimo, uma vez que poupo as quatro horas de Stansted para a cidade almejada, e mais cerca de vinte e tal euros para cada lado…

~

Mudando de assunto, comprei a viagem para o Kidus, que vir-me-á ver numa Quinta à noite, dia 29, e parte novamente na Terça seguinte. Agora topem-me isto… Os voos são: 1) Porto-Madrid; 2) Madrid-Oslo; 3) Oslo-Madrid; 4) Madrid-Porto – tudo por cerca de 40 euros. Sim, tudo.

~

Este fim-de-semana vai ser celebrado o dia da Noruega, dia 17 de Maio, Sábado. Aparentemente o dia anterior e o próprio dia (na medida em que é um Sábado) são dias de grande festa, em que cada Norueguês fica bêbedo. Bem, vamos para Oslo!

1 comentário:

pedro disse...

dude..já cá não vinha a muito, mas em relação aquilo que me tinhas dito vejo que tens muitas mais reservas do que aparentas...e é como dizes no final, não doí, mas existem memórias...acho que por mais fortes que sejamos por onde quer que andemos deixamos sempre um pedacinho de nós no local...agora quando se refere a uma vida, o pedaço toma proporções muito grandes...enfim...in the end..é bom estarmos sempre à procura de algo mais...por isso continua a voar, para isso te deram asas :)